segunda-feira, maio 07, 2007

Conversa de Café

Um colega meu dizia-me hoje que devia estar muito triste: as eleições internacionais e regionais tinham sido pouco favoráveis aos meus ideiais.
Apesar de ter razão da parte do pouco favorável, não fiquei triste. Não é que Alberto João e Sarkozy sejam o meu ideal de governante. Nada disso. O que me deixa feliz, ou menos triste, é o facto de, em França, a taxa de abstenção ter sido mínima, como não há memória. Assim, com uma votação expressiva, os Franceses podem ser responsabilizados pelos erros do seu governo, porque o elegeram inequivocamente. Claro que, estando bem, também colherão méritos e vitórias.
Quanto à Madeira, não posso deixar de lamentar a vitória, também muito expressiva, do estudante de Direito que mais motivação dá áqueles que estão à porta de exames. O Povo Madeirense saberá o que faz, disso não tenho dúvida. No continente, estão convencidos do contrário. No fundo, vê-se Alberto João Jardim como uma espécie de Pinto da Costa do Governo Regional: Não importa como faz, não importa o que diz, o trabalho aparece feito. Como bons tugas, não interessa quem vergue, desde que o jogo dê lucro e se abram mais umas infraestruturas.
No fundo, no fundo, foi mais um domingo. Trágico seria o Le Pen ter, sequer, passado à segunda volta e ganho, e o Dr.Jardim ter ganho as Presidenciais.
Assim...