terça-feira, julho 03, 2007

Lições

Quando era mais novo, havia a habitual visita de uma Freira Italiana à minha sala da primária.
Para além daquele sotaque, que tentarei, oportunamente, reproduzir, lembro, neste espaço, o catecismo daquele dia.
Era, então, sobre o menino Samuel.
Como todo e qualquer catecismo que se prezasse, o ponto de partida era uma imagem. Aquela é memorável: Em tons de laranja, não PSD, mas daquelas laranjas de há 15 dias, quiçá podres, mesmo, um menino, o Samuel, apoiava o cotovelo esquerdo na carteira e o braço direito encontrava-se erguido, com um dedo esticado. Com cabelo encaracolado, também laranja, olhos a olhar para lado nenhum, camisola, provavelmente com uma risca no meio, ficamos com o rapaz descrito.
Eis que começa o discurso:
"O Sámuel é un minino muito aplicado, estudá sempre sua lizão, tira sempre suas duvidas e, quando chega a casa, vai logo rezar, ao Pai. Têm que ser como o Sámuel: Não deixem que a caixinha mágica vos destrua as ideias, acreditem"
Digamos que tinha os meus 6 ou 7 anos e fiz uma força danada para não me rir: então, para além de ir rezar, ainda não podia ver televisão?
A minha professora primária tinha medo de mim, nunca fui lá muito conveniente, mas calei-me.
Só fazia, a mim mesmo, uma pergunta: Porque é que eu tinha de a estar a ouvir? Para além de Italiana, ainda me mostrava imagens de um beato, marrão, que não via t.v?
Também lá costumava ir um Padre, cujo nome não revelo. A brincadeira preferida dele era dizer Café, ao que nós respondiamos olé. Ria-se muito. Esse, acho, era polaco.
Actualmente, não sei se ainda existe essa visita, sistemática, dos entes bafientos da Igreja às salas de aula. A existir, é bom que acabe rápido: para além de ser uma seca das antigas, é inconstitucional.