sábado, junho 09, 2007

O Prof.Cavaco diria que os Lusiadas têm 9 cantos...

...e eu digo que temos de separar as coisas. Só que eu estou a falar a sério.
Esta é a noticia do momento.
Não vejo a necessidade de se proceder à "anexação" do Skate nos J.O de verão.
Existem os "X-Games", espectaculares, na minha modesta opinião. Existem também, para outras modalidades, específicas, os J.O de Inverno.
Em vez de ficarmos com 3 momentos grandiosos, todos especiais, quer meter-se no mesmo saco provas com uma tradição antiquíssima e fenómenos recentes, que, não discriminando, têm o seu grau de espectacularidade, mas não têm uma dignidade olímpica.
Tudo isto até atenta contra a natureza e origem do Skate, que é uma prática de rua, que ganhou notoriedade graças a grandes figuras, algumas delas Brasileiras. A competição já é assegurada.
Não se quer achincalhar este desporto, mas há outros acasos do passado que ajudam ao raciocínio.
Estou a lembrar-me que, por exemplo, o Hóquei em Patins, invenção lusa, nunca chegou a desporto olímpico e é muito mais aglutinador e emocionante. Aquele desporto francês com as bolas a mesma coisa, nem a malha e por aí em diante.